quinta-feira, 14 de abril de 2016

Londrina 60 anos: Torcida gritava “Regaça Tubarão!”

Por: Jefferson Bachega



Jogadores do Londrina desfilaram pelas ruas da cidade, num caminhão dos bombeiros.
Festa começou ainda no Estádio do Café. Foto: Autor desconhecido


“Eu levantei do banco e comecei aquecer, mas ele (Urubatão) não me chamou para aquilo. Ele se assustou quando me viu aquecendo, a torcida começou a gritar meu nome e aí ele disse:- vai lá, entra lá!”, comentou Carlos Alberto Garcia, conhecido pelo torcedor do Londrina como o “Bem Amado”, após ele fazer os gols, ele mandava beijinhos para a torcida e não foi diferente naquele dia 29 de novembro de 1981.

O Campeonato Paranaense de 1981 começou a ser disputado no mês de maio e se estendeu até final de novembro. O radialista esportivo, Jota Mateus, comentou que foi um campeonato com excesso de jogos. “O campeonato foi muito longo”, afirmou Mateus.

O campeão do primeiro turno foi o Grêmio Maringá e do segundo turno foi o Londrina, com isso a final do Paranaense de 81 seria decidido no Clássico do Café. “O primeiro jogo foi em Maringá, uma atuação soberba do Londrina. O LEC chegou a três a zero, deu um show de bola. O Grêmio reagiu, marcou dois gols e o Tubarão ganhou de 3 a 2”, lembra o radialista.

Em pé: Toninho, Zequinha, Neneca, Fernando, Zé Antônio e Luiz Gustavo. Agachados: Venturini (Preparador Físico), Zé Dias, Nivaldo, Paulinho, Zé Roberto e Carlos Henrique. Arquivo: Revista Placar.

O segundo jogo aconteceu no Estádio do Café, 43.412 torcedores pagaram para assistir o jogo. O empate era do Tubarão, mesmo assim o Londrina partiu pra cima do Galo para voltar a conquistar o título estadual após 18 anos. Um dos principais jogadores da história do LEC iria começar o jogo no banco, já que havia discutido com o treinador Urubatão. “Ele estava bravo comigo e com razão, eu xinguei ele”, afirmou Garcia.

A vitória começou com Paulinho, o Canhão de Pinhal, que logo tratou de dar a primeira alegria para a torcida do Tubarão. Aos 14’ do primeiro tempo, Zé Dias fez boa jogada e tocou para Paulinho na ponta direita e ele chutou a bola cruzada queimando a grama e no contrapé do goleiro Rubens, que apenas olhou a bola entrar e ouviu a torcida explodir de alegria. Porém aos 22’, o Grêmio empatou. Em uma escapada de Silvinho, o Galo fez o gol e ainda acreditava no título. A torcida alviceleste começou a ficar preocupada, as duas equipes criavam chances, o Londrina esbarrava em Rubens e o Galo parava em Neneca.


No segundo tempo, um jogador do Londrina começou a aquecer sozinho, mesmo sem o técnico Urubatão pedir, a torcida viu quem era e com o placar ameaçado começou a gritar seu nome: -Garcia, Garcia! “Em Maringá ele nem me colocou, na primeira partida. E aqui ele me colocou porque eu levantei e comecei a aquecer, ele não me chamou, poucas pessoas sabem disso. Eu sabia que ele não ia me colocar, porque 1 a 1 o Londrina também era campeão”, comentou o Bem Amado.

Após Garcia começar a aquecer, Urubatão se assustou com a atitude dele e o colocou na partida. “O Garcia tinha estrela”, afirmou Jota Mateus. O cronômetro marcava 31 minutos da segunda etapa, no instante em que o árbitro marcava uma falta à favor do Tubarão. Carlos Henrique foi para a cobrança. “O Carlos Henrique batia mais seco na bola, e eu falei para ele, Carlos Henrique você bate nela que é comigo e foi na primeira”, lembrou aos risos, o Bem Amado.

Jogadores comemoram o título de campeão Paranaense de 1981. 
Arquivo: Revista Placar.

Carlos Henrique foi para a bola e cruzou na marca do pênalti, Garcia apareceu sozinho e testou para o fundo da rede, Rubens ficou sem reação com o “chute” de cabeça dado pelo Bem Amado. O eterno camisa 8 - que nesta partida jogou com a 15, já que iniciou a partida no banco de reservas, correu para a torcida mandando seus tradicionais beijinhos.

Após o apito final, vitória do Tubarão e invasão de campo. Foi o primeiro estadual conquistado em casa. Na comemoração do título, Garcia se emocionou bastante. “Eu chorei muito, foi emocionante porque é título e eu sabia que ia fazer o gol”, lembrou o ídolo alviceleste.



Nenhum comentário:

Postar um comentário